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TEORIA DA CAUDA LONGA















VOCÊ SABE O QUE É A TEORIA DA CAUDA LONGA?


Cauda Longa? Afinal, o que é isso? Bom, pra entender o tema é necessário voltar um pouco no tempo para o período em que se popularizou a internet.


A internet surgiu em um estágio (conhecido hoje como a web 1.0) aonde somente pessoas que possuíam conhecimentos técnicos na área de informática tinham a possibilidade expor suas idéias e conhecimentos. Nada de blogs e redes sociais. A única ferramenta de troca de informações entre pessoas era o e-mail e alguns poucos fóruns. Os sites muitas vezes eram peças estáticas.


Ao longo do tempo surgiram ferramentas de diálogo, tal como o ICQ, mIRC e MSN Messenger. Na década de 90, principalmente da sua metade para o final, esses aplicativos fizeram com que as pessoas tivessem mais facilidade para trocar informações na internet. Assim começavam a ser criadas as primeiras comunidades virtuais, as quais as pessoas começavam interagir entre si. A partir daí, essa interação foi evoluindo, principalmente com o nascimento dos sistemas de blogs (Blogger e WordPress), fóruns e com as primeiras redes sociais. Nascia também um novo olhar crítico sobre as tecnologias utilizadas na internet.


Essa nova perspectiva do internauta fez com que as empresas começassem a buscar se diferenciar no mundo virtual em busca do seu público consumidor. Para isso, foram feitos grandes investimentos no desenvolvimento de novas tecnologias e conceitos, e assim a internet começou a se tornar uma mídia de produção colaborativa. Agora as pessoas podiam expor seus pensamentos e conhecimentos, e faziam isso em conjunto. Esse é o panorama da web 2.0: um mundo virtual formado e criado por pessoas dos quatro cantos do mundo.


Teoria da Cauda Longa matando o Princípio de Pareto?


O Princípio de Pareto, também conhecido como regra do 80/20, é uma regra que diz que em vários tipos diferentes de eventos, 80% do resultado é gerado por apenas 20% da sua causa. Muita gente usou esse princípio aplicado às finanças da sociedade falando que apenas 20% das pessoas possuíam 80% da riqueza disponível. Ao meu ver, isso já é apenas uma tentativa de justificar a má distribuição de renda nessa sociedade.


Trazendo o conceito desse princípio pra um panorama mais atual, podemos tirar que as empresas costumam ter 80% de seu faturamento advindo de apenas 20% da sua cartilha de produtos. Uma loja de artigos específicos do Sport Club Internacional (meu time do coração) lucra com todos os produtos que vende, mas o carro chefe são suas camisetas oficiais. Sendo assim, a loja não pode se dar ao luxo de ter um estoque igual para todos os produtos e sim customizar o estoque conforme a demanda esperada.


Porém, o ex-editor da revista Wired, Chris Anderson, criou uma nova teoria chamada teoria da Cauda Longa. Chris acredita que o que faz as pessoas lucrarem na internet é a diversidade de produtos que elas disponibilizam para venda, e não a venda abundante de uma única determinada linha. Isso hoje é possível porque nem sempre há a necessidade de se manter um estoque, é possível fazer as encomendas conforme as demandas vão chegando.


Tendo esse conceito em mente e visto que hoje há uma enorme quantidade de comunidades virtuais dispostas a consumir, é possível largar na frente da concorrência oferecendo algo que eles não pode oferecer em suas lojas físicas. Belos exemplos disso são lojas de artesanato e a loja virtual Amazon, que possui uma prateleira com milhares de produtos, mesmo não os tendo no estoque.


E então, você concorda com a teoria da Cauda Longa ou acredita mais no Princípio de Pareto aplicado? Deixe um comentário logo abaixo e compartilhe conosco as suas idéias!


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