PIX-manter blog Chave aleatória ef2d0247-9732-4911-9073-bd40994f2192

PROJETANDO O FUTURO










PROJETO VÊNUS
uma sociedade baseada em recursos naturais,tecnológicos e científicos,sem o uso do dinheiro!







Traduzido a partir do site do Projeto Venus


Projeto Venus é uma organização que propõe um plano factível de ação para a mudança social, um que trabalha por uma civilização global pacífica e sustentável. Ele delineia uma alternativa para lutar por uma situação na qual os direitos humanos não sejam mais proclamações no papel, mas um modo de vida.
Nós operamos de um centro de pesquisas de 21,5 acres [87.007,769 m²] localizado em Venus, Flórida.
Ao se considerar a enormidade de desafios que hoje confrontam a sociedade, pode-se seguramente concluir que há muito passou da hora de re-examinar os nossos valores, de avaliar e refletir sobre algumas das questões fundamentais e suposições que temos enquanto sociedade. Essa auto-análise questiona a própria natureza do que significa ser humano, o que significa ser membro de uma "civilização", e que escolhas podemos fazer hoje para assegurar um futuro próspero para todas as pessoas do planeta.
No presente momento, restou-nos pouquíssimas alternativas. As respostas de ontem já não são mais relevantes. Ou continuamos com nossos costumes sociais e hábitos de pensamento antiquados, sendo que nesse caso nosso futuro estará em perigo, ou podemos aplicar um conjunto mais apropriado de valores que são relevantes para uma sociedade emergente.
A experiência nos diz que o comportamento humano pode ser modificado, tanto para uma atividade construtiva como para uma destrutiva. É disso que o Projeto Venus se trata -- direcionar nossa tecnologia e recursos à realidade, para o benefício máximo das pessoas e do planeta, e buscando novas maneiras de pensar e viver que enfatizem e celebrem o vasto potencial do espírito humano. Nós temos à mão as ferramentas para projetar -- e construir -- um futuro digno do potencial humano. O Projeto Venus apresenta uma direção nova e arrojada para a humanidade, que requer nada menos que o reprojetamento de nossa cultura. O que se segue não é uma tentativa de predizer o que será feito -- apenas o que poderá ser feito. A responsabilidade por nosso futuro está em nossas mãos, e depende das decisões que tomamos hoje. O maior dos recursos disponíveis hoje é a nossa própria engenhosidade.
Embora reformistas sociais e especialistas formulem estratégias que tratam somente os sintomas superficiais, sem tocar a operação social básica, o Projeto Venus aborda esses problemas de forma um tanto diferente. Sentimos que não podemos eliminar esses problemas dentro da estrutura da atual instituição política e monetária. Levaria muitos anos para atingir qualquer mudança significativa. E ela muito provavelmente seria diluída e dizimada até tal ponto que se tornaria indistinguível.
O Projeto Venus advoga uma visão alternativa para uma nova civilização mundial sustentável, diferente de qualquer sistema social que já existiu. Apesar dessa descrição estar bastante condensada, ele é baseado em anos de estudo e pesquisas experimentais realizados por várias e várias pessoas de várias disciplinas científicas.
O Projeto Venus propõe uma abordagem novinha em folha -- uma que é dedicada à preocupação humana e ambiental. É uma visão atingível de um futuro radiante e melhor, um apropriado para a época em que vivemos, e tanto prático como factível para um futuro positivo para as pessoas de todo o mundo.
O Projeto Venus clama por uma abordagem direta para o reprojetamento de uma cultura, na qual as velhas imperfeições da guerra, pobreza, fome, dívida, degradação ambiental e sofrimento humano desnecessário são vistas não só como evitáveis, mas também como totalmente inaceitáveis.
Uma das premissas básicas do Projeto Venus é a de que nós trabalhamos para que todos os recursos da Terra sejam patrimônio comum de todas as pessoas do planeta. Qualquer coisa menos que isso irá simplesmente resultar numa continuação do mesmo catálogo de problemas inerente ao sistema vigente.
Ao longo da história, a mudança tem sido lenta. Grupos sucessivo de líderes incompetentes substituíram aqueles que os precederam, mas os problemas sociais e econômicos fundamentais permanecem, porque os sistemas de valores básicos continuam inalterados. Os problemas com os quais estamos defrontados hoje não podem ser resolvidos politica ou financeiramente, pois são altamente técnicos por natureza. Talvez não haja nem sequer dinheiro disponível o suficiente para pagar pelas mudanças necessárias, mas há recursos de sobra. É por isso que o Projeto Venus advoga a transição de uma sociedade com base monetária à eventual realização de uma economia global baseada em recursos.
Nós entendemos que para fazer a transição de nossa atual cultura, a qual é politicamente incompetente, voltada à escassez e obsoleta, para essa sociedade nova e mais humana será necessário um salto quântico tanto de mentalidade como de conduta.

O sistema baseado no dinheiro foi desenvolvido há séculos. Todos os sistemas econômicos do planeta -- socialismo, comunismo, fascismo e até o pomposo sistema de livre iniciativa -- perpetuam estratificação social, elitismo, nacionalismo e racismo, principalmente baseado em disparidade econômica. Enquanto o sistema social usar dinheiro ou escambo, as pessoas e as nações buscarão manter-se economicamente competitivos ou, caso não puderem fazê-lo por meio do comércio, o farão através da intervenção militar. Ainda utilizamos os mesmos métodos antiquados.
Nosso sistema monetário vigente não é capaz de prover um alto padrão de vida para todos, nem pode assegurar a proteção do meio ambiente já que sua principal motivação é o lucro. Estratégias como o downsizing e a poluição deliberada aumentam a margem de lucro. Com o advendo da automação, da cibernetização, da inteligência artificial e do outsourcing, haverá um crescimento contínuo da substituição de pessoas por máquinas. Como resultado, um número menor de pessoas poderá comprar bens e serviços mesmo que nossa capacidade de produzir abundância continue a existir.
Nossos atuais sistemas políticos e econômicos antiquados são incapazes de aplicar os verdadeiros benefícios da tecnoligia inovadora de hoje para atingir o bem maior para todas as pessoas e superar as injustiças impostas sobre tantos. Nossa tecnologia está avançando rapidamente, porém nossos designs sociais permaneceram relativamente estáticos. Em outras palavras, a mudança cultural não acompanhou o ritmo da mudança tecnológica. Nós agora temos os meios para produzir bens e serviços em abundância para todos.
Infelizmente, hoje em dia a ciência e a tecnologia foram desviadas de alcançar o bem maior por razões de interesse próprio e ganho monetário através da obsolescência planejada, às vezes referia como a retenção consciente da eficiência. Por exemplo: o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, cuja função presume-se ser a condução de pesquisas sobre meios de aumentar a produção por acre, na verdade paga aos fazendeiros para que não produzam na capacidade máxima. O sistema monetário tende a conter a aplicação desses métodos que sabemos que serviriam melhor aos interesses das pessoas e do meio ambiente.
Num sistema monetário, o poder de compra não está ligado a nossa capacidade de produzir bens e serviços. Por exempo: durante uma depressão, ainda há computadores e DVDs nas prateleiras das lojas e automóveis nas lojas de carros, mas a maioria das pessoas não tem o poder aquisitivo para comprá-los. A Terra continua sendo o mesmo lugar; são as regras do jogo que ficaram obsoletas e criam conflito, privação e sofrimento humano desnecessário.
Um sistema monetário desenvolvido há anos como um dispositivo para controlar o comportamento humano num ambiente com recursos limitados. Hoje o dinheiro é usado para regular a economia não em benefício da população em geral, mas daqueles que controlam a saúde financeira das nações.

Todos os sistemas sociais, independentemente da filosofia política, crenças religiosas, ou costumes sociais, no final das contas depente dos recursos naturais, isto é, ar e água limpos, terra arável e a tecnologia e pessoal necessários para se manter um elevado padrão de vida.
Expressa de forma simples, uma economia baseada em recursos utiliza os recursos existentes em vez de dinheiro e provê um método equitativo para distribuir esses recursos da maneira mais eficiente para toda a população. É um sistema no qual todos os bens e serviços estão disponíveis sem o uso de dinheiro, cédito, escambo, ou qualquer outra forma de débito ou servidão.
A Terra é abundante em recursos; hoje em dia, nossa prática de racionalizar recursos através dos métodos monetários é irrelevante e contra-produtiva para nossa sobrevivência. A sociedade moderna tem acesso a tecnologias muito avançadas e pode disponibilizar comida, vestimenta, moradia, serviços de saúde, um sistema educacional relevante e desenvolver um suprimento ilimitado de energia renovável e não-poluente como a geotérmica, a solar, a eólica, a das marés etc. Hoje é possível que todos desfrutem de um elevado padrão de vida com todas as amenidades que uma civilização próspera tem a oferecer. Isso pode ser realizado através da aplicação inteligente e humana da ciência e tecnologia.
Para melho entender o significado de uma economia baseada em recursos, considere o seguinte: se todo o dinheiro do mundo fosse destruído, ao passo que o solo arável, as fábricas e os outros recursos permanecessem intactos, poderíamos construir o que quiséssemos e satisfazer qualquer necessidade humana. Não é de dinheiro que as pessoas precisam; antes, é o acesso livre às necessidades biológicas. Numa economia baseada em recursos, o dinheiro seria irrelevante. Seriam exigidos apenas os recursos e a fabricação e distribuição dos produtos.
Quando a educação e os recursos são disponibilizados para todas as pessoas sem uma etiqueta de preço, não há limites para o potencial humano. Embora isso seja difícil de se imaginar, até a pessoa mais rica de hoje estaria em situação muito melhor numa sociedade baseada em recursos como proposta pelo Projeto Venus. Hoje a classe média vive melhor do que os reis do passado. Numa economia baseada em recursos todos viveria melhor do que a pessoa mais rica de agora.
Em tal sociedade, a medição do sucesso seria baseada na satisfação das atividades do indivíduo, e não na aquisição de riqueza, propriedade e poder.

O comportamento humano está sujeito às mesmas leis como qualquer outro fenômeno natural. Nossos costumes, condutas e valores são subprodutos de nossa cultura. Ninguém nasce com ganância, preconceito, intolerância, patriotismo e ódio; estes são todos padrões comportamentais aprendidos. Se o ambiente continuar inalterado, comportamentos similares repetir-se-ão.
Muito da tecnlogia necessária para produzir uma economia global baseada em recursos já existe hoje. Se escolhermos nos conformar com as limitações de nossa atual economia baseada em dinheiro, então é provável que nós continuaremos a viver com seus resultados inevitáveis: guera, pobreza, fome, privação, crime, ignorância, estresse, medo e desigualdade. Por outro lado, se abraçarmos o conceito de uma economia global baseada em recursos, aprender mais sobre ele e partilhar nossos entendimentos com nossos amigos, ajudaremos a humanidade a evoluir de seu presente estado.
                                                                          LINK ESTE BLOG



 
banner







Gostou do blog?Assine!









Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS

CÓDIGO IDENTIFICADOR DE BANCOS(SWIFT)

SONHOS

AQUECIMENTO GLOBAL

O DIA DO BASTA

ERVA-MATE COMBATE O COLESTEROL RUIM