PIX-manter blog Chave aleatória ef2d0247-9732-4911-9073-bd40994f2192

CURIOSIDADES




Aliche



                                                                       Sardinha





















Como suavizar o sabor dos peixes anchovados?
Escorra o óleo ou azeite e deixe de molho no vinagre branco por 10 minutos. Este processo não altera o produto. Em qualquer receita com Filés Anchovados evite colocar sal.
Por que todo produto anchovado é muito salgado?
Porque no processo de Anchovar, o peixe fica em salmoura por aproximadamente 100 dias. 
Por que não podemos chamar oficialmente o Filé de Sardinha Anchovado de "Aliche" ?
O Aliche também conhecido como Ancugge é um peixe encontrado no litoral da Itália, a sardinha é o peixe brasileiro que mais se aproxima ao peixe italiano. No Brasil o "Aliche", se popularizou na forma anchovada, mas na verdade ambos podem ser utilizados de várias formas.
Anchovar é o processo no qual o peixe fica imerso na salmoura durante um certo tempo até entrar no processo de Indústrialização.
O "Aliche Importado" é melhor que o "Aliche Nacional"?
Não podemos dizer que um é melhor que o outro, embora com características semelhantes, o peixe de cada região do mundo tem suas particularidades como sabor e textura, portanto o que define qual é o melhor é o gosto do consumidor e como diz o ditado "Gosto não se discute" . Em termos de qualidade não podemos afirmar que apenas por ser importado é um produto de boa qualidade; da mesma maneira que acontece com o "Aliche Nacional", existe "Aliche Importado" de ótima qualidade como também de baixa qualidade. Portanto o mito que temos de tudo que é importado é melhor, nem sempre é verdade.
Como saber da qualidade do produto ?
O ministério da agricultura através do Serviço de Inspeção Federal (S.I.F) é o principal órgão controlador de qualidade para produtos de origem animal. Todo o processo produtivo é inspecionado por um veterinário permanente que atesta a qualidade da matéria-prima até o produto final. Existem outros serviços de inspeção, como o estadual e o municipal, mas o S.I.F. é o principal pois é o único que permite a comercialização do produto em todo território nacional e para exterior, mantendo um Veterinário contratado por eles, permanecendo no local tempo integral. No caso do " Produto Importado", a maioria passa por uma inspeção no seu próprio país de origem. Enfim a melhor forma é você conhecer e confiar na marca ou obter maiores informações no ministério da agricultura. A embalagem também é um fator importante para a qualidade do produto.
Porque que o Filé de Sardinha Anchovado é mais caro que a sardinha enlatada?
Em todo o mundo, o peixe anchovado, aliche, sardinha, anchoita é muito caro porque seu processo de fabricação é artesanal. A matéria-prima demora alguns meses para ser anchovada. Também seu rendimento é baixo, para se ter uma idéia para se industrializar 1 Kg de sardinha Anchovada é necessário 4,5 Kg de sardinha fresca, pois na limpeza as vísceras, espinhas, escamas, cabeças e a água são retiradas manualmente, ao contrário da Sardinha Enlatada que só é retirada a cabeça e escaldada e o processo é praticamente automatizado.

VOTEM NO MEU BLOG...COMPARTILHEM!



JA CONHECE O JSS-TRIPLER?

banner





Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS

CÓDIGO IDENTIFICADOR DE BANCOS(SWIFT)

SONHOS

AQUECIMENTO GLOBAL

O DIA DO BASTA

ERVA-MATE COMBATE O COLESTEROL RUIM