Skip to main content

ERROS QUE LEVAM EMPRESAS A FALÊNCIA


“Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele” –Siddhartha Gautama.

Preparado para superar seus limites?

superar-limites-empreendedorismo
Fonte: Sport Koncept.
Talento, autodisciplina, visão estratégica, competência técnica, dedicação, experiência, paixão pelo trabalho, resiliência. Quantas qualidades são necessárias para ser um empreendedor de sucesso? Essas e muitas mais.
Claro que ninguém nasce pronto, porém, é essencial estar sempre motivado a desenvolver habilidades e se aperfeiçoar. No mundo dos negócios boas intenções não bastam, é preciso ter atitude. Você tem?
Muitas pessoas entram nessa onda de começar uma empresa sem ter a clara noção do que isso significa. Contam com a sorte, dedicando parte de sua atenção, parte de seus esforços, parte de seu tempo, parte de seu coração…
Bem meu amigo, se você quer mesmo avançar aprenda a ser inteiro em seus projetos. Mergulhe de cabeça, vire noites e enfrente com insistência aqueles assuntos ou áreas que não são, digamos, os mais divertidos. E aqui fica uma dica: capriche no planejamento financeiro. Eu falo sério!
Um levantamento do Sebrae-SP divulgado em agosto e realizado com os responsáveis por 1.846 companhias paulistas revelou que 39% dos empresários abriram seu negócio sem saber dequanto dinheiro precisavam para o capital de giro. Ou seja, faltou que tipo de planejamento?
O objetivo da pesquisa foi investigar os motivos de sucesso e fracasso das empresas durante os primeiros 5 anos de vida. Ela mostrou também que outros 38% não sabiam quantos concorrentes teriam, enquanto 46% não estimavam quantos clientes poderiam conquistar, além de não conhecer seus hábitos.
Mais da metade dos empresários (55%) não fez um plano de negócios antes de abrir as portas. 82% das empresas que fecharam em menos de cinco anos foram planejadas por, no máximo,seis meses. Entre aquelas que continuam em atividade, 69% fizeram um planejamento de até meio ano. Já 31% levaram mais que um semestre para abrir o negócio.
O próprio Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) já havia relacionado em 2012 os 6 maiores erros de quem vai à falência. É uma lista interessante que vale à pena conferir para ficar atento e evitar os itens que nela aparecem. Olha só…

Erros que levam as empresas à falência

erros-falencia-empresa
1. Falta de planejamento: Como foi comentado, muitos empreendedores não se dedicam à elaboração de um plano de negócios e aí as consequências são mesmo trágicas. Antes de começar a atuar é essencial conhecer o ramo de negócios da empresa, sondar a concorrência, definir o público-alvo, pesquisar fornecedores, fazer orçamentos lúcidos e uma série de outras ações que visam estruturar “a casa” com consistência.
2. Copiar modelos existentes: Observar uma empresa do mesmo ramo que a sua pode ajudar a dar várias ideias bacanas, contudo, tentar reproduzir na íntegra um modelo de negócio é furada na certa. Em curto prazo pode-se até dar alguns passos, mas em longo as falhas começarão a aparecer de modo implacável, isso porque cada empreendimento é único. Além disso, todo e qualquer negócio precisa ter diferenciais e inovações, uma vez que a concorrência é brutal.
3. Não acompanhar a rotina da empresa: Delegar tarefas a terceiros e deixar que o barco ande dessa forma é um perigo. O empreendedor tem de estar envolvido em todos os processos e áreas do seu negócio, principalmente durante os primeiros anos. Ele deve supervisionar de perto a equipe e estar sempre pronto para resolver as questões que aparecem.
4. Não controlar o fluxo de caixa: Não tem jeito, sem um bom controle das entradas e saídas de dinheiro a empresa não consegue sobreviver. É preciso checar as contas, de preferência todos os dias, e saber planejar o pagamento e recebimento dos recursos. OFluxo de Caixa é trabalho de formiguinha, mas imprescindível para assegurar a saúde financeira do negócio. Sistemas como o Bob Software estão aí para ajudar nessa missão!
5. Falta de divulgação da marca: Em muitas companhias o Marketing é visto como algo supérfluo. Mas, reflita um pouco: como a marca pode se tornar conhecida e gerenciada com eficiência sem um cuidado focado nessa direção? Muitos empresários esperam que o boca-a-boca resolva todo o “problema” de divulgação da empresa, o que é um grande equívoco. Publicidade precisa ser bem feita e existem muitas maneiras criativas a serem exploradas, o que necessita de investimento.
6. Não se adaptar às necessidades do mercado: Não acompanhar as tendências e manter uma postura resistente às mudanças são ótimos (ou seriam péssimos?) caminhos para fechar as portas mais cedo. O consumidor atual quer sempre novidade e quem não se adaptar às suas exigências tende a perder espaço.
Falência é palavra forte, principalmente para quem está dando os primeiros passos. Mas pense bem, é melhor ser realista e aprender com aqueles que falharam. Assumir que as coisas podem não dar certo também pra gente nos faz ficar mais vigilantes e incomodados, o que movimenta nossos esforços.
Tem um case para contar, uma dúvida insistente, uma opinião para compartilhar?
Como sempre, deixe seu COMENTÁRIO
ebook-gestao-empresarial-eficaz

Mais vistas

CÓDIGO IDENTIFICADOR DE BANCOS(SWIFT)

O Conceito de  Swift CodeO Swift Code é um código que serve para identificar os bancos mundo afora, ele possui sempre 11 digitos e cada banco que existe no mundo possui um Swift Code único. Muitas vezes grandes bancos de extensão nacional ou continental, possuem mais de um Swift Code, cada código ficando relacionado a uma determinada cidade ( a principal cidade da região ). Quando o gerente do seu banco não souber informar a qual região o banco onde você tem a conta pertence, tente usar no Adsense o código da cidade mais próxima entre as cidades da lista. Se nenhuma das cidades da lista fica próxima a sua cidade, tente usar o Swift Code da região Head Office, esse código é como se fosse o código principal do banco e muitas vezes dá certo usa-lo como coringa. Swift Codes para o Banco Bradesco S.A.Swift Code ( Código Swift )Cidade RelacionadaBBDEBRSPBHEBelo Horizonte – MGBBDEBRSPBLMBelem – PABBDEBRSPBNUBlumenau – SCBBDEBRSPBSABrasília – DFBBDEBRSPCASCampinas – SPBBDEBRSPCTACuritiba …

EPIGENÉTICA E HOMOSSEXUALIDADE

Português - InglêsPortuguês -FrancêsPortuguês -AlemãoPortuguês - ItalianoPortuguês -PortuguêsPortuguês - RussoPortuguês - Espanhol



Dedicated:

TelexFREE VoIp

Epigenética e homossexualidade Então, na semana passada, contou com um monte de notícias sobre um artigo que saiu no Quarterly Review of Biology intitulado "Homsexuality como conseqüência de epigeneticamente canalizado Desenvolvimento Sexual". Os autores foram Bill Rice (UCSB), Urban Friberg (Uppsala U), e Sergey Gavrilets (U Tennessee). O papel tem um pouco de imprensa. Infelizmente, a maioria de que a imprensa era de má qualidade bonita, mal deturpar o conteúdo real do papel. (PDF disponível aqui .) eu vou andar pela via da argumentação do jornal, mas se você não quiser ler a coisa toda, aqui está o tl; dr: Este artigo apresenta um modelo. É uma teoria papel.Qualquer jornalista que escreve que o papel "demonstra" que a homossexualidade é causada por herança epigenética do pai sexo oposto ou 1) está invocando um…