PIX-manter blog Chave aleatória ef2d0247-9732-4911-9073-bd40994f2192

TELEVISORES INTELIGENTES
















Chamados de SmartTVs, os aparelhos vão finalmente integrar televisão e internet em um lugar só. Saiba mais como elas funcionam e as vantagens que possuem.


Uma palavra talvez explique boa parte do que as TVs inteligentes fazem é "integração". Numa TV desse tipo, um verdadeiro universo de conteúdo está concentrado à sua disposição em uma única tela. Ao unir TV tradicional e Web, esses aparelhos novos oferecem o melhor dos dois mundos: televisão e internet, finalmente unidas, na sala da sua casa. "As televisões inteligente vão viabilizar o acesso a qualquer tipo de aplicação e serviço disponível na internet. Sem limites", afirma Américo Tomé, gerente de novas tecnologias da Intel.
Assim como um computador, as TVs inteligentes, chamadas de Smart TVs, também são interativas. A idéia é que os sistemas operacionais dos televisores inteligentes sejam baseados e desenvolvidos em plataformas abertas, para assim existir cada vez mais soluções e serviços disponíveis para o usuário, conforme explica Américo. "Em termos de sistemas operacionais, as TVs inteligentes vão utilizar cada vez mais os OS abertos disponíveis no mercados, baseados em Linux e Microsoft".
Com o lançamento da Google TV, a primeira TV inteligente do mercado, muita gente chegou a confundi-la com outros televisores que também oferecem acesso à internet e que já estão nas lojas. Mas elas nãos são a mesma coisa. Além de não terem sistema operacional, como um computador, as TVs atuais não permitem que aplicativos e outros serviços sejam instalados. E, para assistir a vídeos da Web, por exemplo, só dá para fazer a partir de pequenos programas chamados Widgets, que são instalados pelos fabricantes.
"Historicamente, as televisões que viabilizavam acesso a algum conteúdo da intenert não foram tão bem sucedidas porque ou interface não era muito amigável, o controle não era amigavel, ou as aplicações disponíveis não era o que o consumidor desejava. Agora, com a TV inteligente, o objetivo é que cada vez mais a gente tenha interfaces mais amigáveis e naturais", afirma o gerente da Intel.
Outra peculiaridade das Smart TVs são os controles remotos. Alguns trazem um teclado QWERTY, o mesmo formato usado em computadores e smartphones, outros parecem um joystick. E existe até a possibilidade de controlar todo esse conteúdo infinito da sua TV inteligente através do seu telefone celular.
Para ter uma TV inteligente em casa, você não precisa, necessariamente, comprar outro televisor. Com set top box, você transforma sua TV atual em uma inteligente. O aparelho deve ser lançado por aqui no primeiro trimestre de 2011 e vai funcionar como um processador Atom projetado especificamente para atender essa união entre TV e internet. "A Intel viabiliza o trabalho com todo ecosistema de software e com os desenvolvedores para que a gente tenha mais aplicações e serviços, utilizando sempre padrões abertos da internet", explica Américo.






   Assinantes do Blog








Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS

CÓDIGO IDENTIFICADOR DE BANCOS(SWIFT)

SONHOS

AQUECIMENTO GLOBAL

O DIA DO BASTA

ERVA-MATE COMBATE O COLESTEROL RUIM