Skip to main content

NOSSOS DIREITOS









Uma manhã, quando o novo professor de "Introdução ao Direito" entrou na sala, a primeira coisa que fez foi perguntar o nome a um aluno que estava sentado na primeira fila:- Como te chamas?- Chamo-me Juan, senhor.
- Saia de minha aula e não quero que voltes nunca mais! - gritou o desagradável professor.
Juan ficou desconcertado... Quando voltou a si, levantou-se rapidamente, recolheu suas coisas e saiu da sala. Todos ficaram assustados e indignados, porém ninguém falou nada.
- Agora, sim! E, em seguida, perguntou o professor: 
- Para que servem as leis?... Os alunos seguiam assustados. Porém pouco a pouco começaram a responder às perguntas: -

Para que haja uma ordem em nossa sociedade... - Não! - respondia o professor. –
Para cumprí -las...- Não! - Para que as pessoas erradas paguem por seus atos.- Não!!
- Será que ninguém sabe responder a esta pergunta?!
- Para que haja justiça! - falou timidamente uma garota. - Até que enfim! É isso... Para que haja justiça. E agora, para que serve a justiça?
Todos já estavam incomodados pela atitude tão grosseira do professor. Porém, seguíamos respondendo: - Para salvaguardar os direitos humanos...
- Bem, que mais? - perguntava o professor.
- Para diferençar o certo do errado... Para premiar a quem faz o bem...
- Ok, não está mal, porém... Respondam a esta pergunta: agi corretamente ao expulsar Juan da sala de aula?... Todos ficaram calados, ninguém respondia.
- Quero uma resposta decidida e unânime!- Não!!! - responderam todos a uma só voz.
- Poderiam me dizer-se que cometi uma injustiça? - Sim!!!
- E por que ninguém fez nada a respeito? Para que queremos leis e regras, se não dispomos da vontade necessária para praticá-las? E, enquanto a classe reagia através do silêncio, ele continuou: - Cada um de nós tem a obrigação de reclamar quando presenciar uma injustiça. Todos!!! Não voltem a ficar calados, nunca mais!
- Vá buscar o Juan - disse, olhando fixamente para um dos alunos.
Naquele dia foi dada a lição mais prática de um curso de Direito.

Quando não defendemos nossos direitos, perdemos a dignidade e a dignidade não se negocia





Comments

Mais vistas

CÓDIGO IDENTIFICADOR DE BANCOS(SWIFT)

O Conceito de  Swift CodeO Swift Code é um código que serve para identificar os bancos mundo afora, ele possui sempre 11 digitos e cada banco que existe no mundo possui um Swift Code único. Muitas vezes grandes bancos de extensão nacional ou continental, possuem mais de um Swift Code, cada código ficando relacionado a uma determinada cidade ( a principal cidade da região ). Quando o gerente do seu banco não souber informar a qual região o banco onde você tem a conta pertence, tente usar no Adsense o código da cidade mais próxima entre as cidades da lista. Se nenhuma das cidades da lista fica próxima a sua cidade, tente usar o Swift Code da região Head Office, esse código é como se fosse o código principal do banco e muitas vezes dá certo usa-lo como coringa. Swift Codes para o Banco Bradesco S.A.Swift Code ( Código Swift )Cidade RelacionadaBBDEBRSPBHEBelo Horizonte – MGBBDEBRSPBLMBelem – PABBDEBRSPBNUBlumenau – SCBBDEBRSPBSABrasília – DFBBDEBRSPCASCampinas – SPBBDEBRSPCTACuritiba …