De acordo com uma pesquisa conduzida pelo National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), cerca de 20% dos motoristas admitem que utilizam o celular enquanto dirigem.
Com base em obversações reais de funcionários do NHTSA, o estudo também constatou que os condutores com idades entre 21 e 24 anos são os que mais excedem os limites de velocidade nas rodovias.
Além disso, 50% desse grupo afirmam que enviaram mensagens de textos de seus respectivos telefones ao mesmo tempo em que precisavam prestar atenção no trânsito. Do total, 1% dos motoristas olham para o celular a qualquer momento durante o percurso.
Apesar dos testes terem sido realizados em anos passados e divulgados somente agora, os números, segundo os dados levantados pela Organização, têm aumentado em níveis alarmantes.
"Está claro que, a partir de todas as informações que coletamos durante a pesquisa, a distração dos condutores continua a ser um grande problema", explica David Strickland, administrador do NHTSA.
Os dados também apontam que usar o celular enquanto dirige pode provocar mais acidentes, além de infringir leis de trânsito. Para tentar conter essas infrações, especialistas de segurança de 35 estados dos EUA proibiram o uso de telefones nas estradas enquanto os carros estão em movimento. Em 2010, cerca de 3,1 mil mortes foram provocadas por veículos com motoristas que se distraíram nas estradas e rodovias.
PESQUISA
Entre essas pessoas, quantas você acha que dirigem falando ao celular ou mandando torpedo, mas não quiseram confessar isso ao pesquisador? Provavelmente muitas. E ainda assim é impossível achar na internet uma única defesa dessas práticas.
A verdade é que não é necessariamente perigoso falar ao celular ou escrever um torpedo estando atrás do volante. Tudo depende da situação. Se você está preso num congestionamento e estiver atrasado para um compromisso, poder utilizar o celular pode salvar a sua pele. Ou caso não haja carros à sua volta, você pode utilizar o celular sem grandes riscos. Por outro lado, provavelmente seria um erro tentar escrever um torpedo a 130 km/h em uma rodovia repleta de veículos mais lentos.
Como podemos saber a diferença entre quando é seguro utilizar o celular e quando não é? O princípio que deveria ser aplicado em todas as rodovias é o de que o próprio motorista é quem deve tomar essa decisão. Se esse princípio não fizesse sentido, as rodovias simplesmente não teriam como funcionar.
Pense nisso da próxima vez em que você estiver em uma estrada, fazendo curvas e trocando de faixas junto a vários outros carros, e imprimindo altas velocidades. Temos aí blocos de aço que variam de 1.000 a 2.000 kg movimentando-se pela rodovia em altas velocidades e sem qualquer divisória entre eles que não a listra amarela pontilhada no asfalto. Estamos falando de verdadeiras máquinas mortíferas que, ao menor erro de um motorista, podem causar um engavetamento de 100 carros e uma consequente carnificina (nesse exemplo filmado ao vivo, o engavetamento foi de apenas 10 veículos). Mas, mesmo assim, seguimos essa rotina diariamente.
O que é incrível não é o fato de haver acidentes. O milagre é justamente o fato de o sistema realmente funcionar. Afinal, em sua esmagadora maioria das vezes, as pessoas sempre chegam aonde queriam ir.
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