PIX-manter blog Chave aleatória ef2d0247-9732-4911-9073-bd40994f2192

ALEGRIA E FELICIDADE















ALEGRIA É UMA COISA FELICIDADE OUTRA

Se existe uma coisa que me incomoda é quando vejo algum especialista ou "pessoa famosa" (celebridades nem sempre sabem o que estão dizendo) misturando alegria com felicidade como se fossem a mesma coisa. A pessoa não especialista tem todo o direito de fazer esta confusão mas, um suposto especialista, nunca.

Estou lendo um livro de um desses especialistas, um americano que insiste em confundir alegria com felicidade o tempo todo. Ora, são dois estados emocionais completamente diferentes e jamais podemos assumir que sejam a mesma coisa.

Ocorre que alegria é um estado emocional que depende do que você está fazendo, de algum produto, de alguma pessoa ou de algum resultado. Por isso, ganhar na loteria pode deixar você alegre. Ganhar um beijo do amor da sua vida, também. Até beber um refrigerante pode deixar você alegre.

Mas felicidade é um estado autônomo, que não tem relação com coisas que você tenha, com o comportamento de outras pessoas ou com resultados de seus projetos. Se você ganhar na loteria, pode até ficar mais contente, mas não necessariamente mais feliz. Outro dia um ex-ministro brasileiro dizia que o "direito à felicidade" deveria estar na constituição. Não precisa, senhor ministro. Este direito nós já temos. Apenas não o exercemos como deveríamos, graças ao erro cultural de misturarmos felicidade com diversos outros estados emocionais - principalmente alegria.

Você pode até misturar as duas coisas na sua cabeça, mas isto é perigoso. Se você acreditar que felicidade e alegria são a mesma coisa, vai ficar procurando viver momentos alegres o tempo todo - e ainda vai dizer que não existe felicidade, masmomentos felizes. O que existem são momentos alegres, que podem ser provocados facilmente, com um passeio ao shopping, a ida a uma festa ou assistir uma comédia.

Mas não se engane: há milhões de pessoas rindo nas festas, alegres, mas infelizes. E elas continuam indo a mais festas, pensando em encontrar a felicidade, sem saber que a felicidade é um estado que convive com todas as outras emoções - inclusive a tristeza, a solidão e o medo. Porque felicidade é um estado autônomo e não depende de nada para existir - exceto da sua vontade consciente.

Há uma grande loja que tem como slogan, "Venha ser feliz", assim como um dos refrigerantes mais vendidos do planeta que repete: "Abra Felicidade". Lamento, mas você não será feliz em uma magazine ou abrindo um refrigerante.

Mais alegre, pode ser. Até muito mais alegre. Mais feliz? Você pode ser feliz agora, enquanto lê estas linhas.

Aconteça o que acontecer em sua vida. Mesmo que seus dias estejam muito tristes, mesmo que você tenha perdido tudo ou alguém muito importante para sua existência. Você pode viver dias muito tristes em sua vida. Mas, assim como alegria não é felicidade, tristeza também não é infelicidade.

Ser feliz é apenas uma escolha. Eu escolho ser feliz. Com alegrias ou tristezas, mas sempre feliz. E você?
Amigo Aldo Novak





Freelance Jobs

Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS

CÓDIGO IDENTIFICADOR DE BANCOS(SWIFT)

SONHOS

AQUECIMENTO GLOBAL

O DIA DO BASTA

ERVA-MATE COMBATE O COLESTEROL RUIM