“Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele” –Siddhartha Gautama.
Preparado para superar seus limites?
Talento, autodisciplina, visão estratégica, competência técnica, dedicação, experiência, paixão pelo trabalho, resiliência. Quantas qualidades são necessárias para ser um empreendedor de sucesso? Essas e muitas mais.
Claro que ninguém nasce pronto, porém, é essencial estar sempre motivado a desenvolver habilidades e se aperfeiçoar. No mundo dos negócios boas intenções não bastam, é preciso ter atitude. Você tem?
Muitas pessoas entram nessa onda de começar uma empresa sem ter a clara noção do que isso significa. Contam com a sorte, dedicando parte de sua atenção, parte de seus esforços, parte de seu tempo, parte de seu coração…
Bem meu amigo, se você quer mesmo avançar aprenda a ser inteiro em seus projetos. Mergulhe de cabeça, vire noites e enfrente com insistência aqueles assuntos ou áreas que não são, digamos, os mais divertidos. E aqui fica uma dica: capriche no planejamento financeiro. Eu falo sério!
Um levantamento do Sebrae-SP divulgado em agosto e realizado com os responsáveis por 1.846 companhias paulistas revelou que 39% dos empresários abriram seu negócio sem saber dequanto dinheiro precisavam para o capital de giro. Ou seja, faltou que tipo de planejamento?
O objetivo da pesquisa foi investigar os motivos de sucesso e fracasso das empresas durante os primeiros 5 anos de vida. Ela mostrou também que outros 38% não sabiam quantos concorrentes teriam, enquanto 46% não estimavam quantos clientes poderiam conquistar, além de não conhecer seus hábitos.
Mais da metade dos empresários (55%) não fez um plano de negócios antes de abrir as portas. 82% das empresas que fecharam em menos de cinco anos foram planejadas por, no máximo,seis meses. Entre aquelas que continuam em atividade, 69% fizeram um planejamento de até meio ano. Já 31% levaram mais que um semestre para abrir o negócio.
O próprio Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) já havia relacionado em 2012 os 6 maiores erros de quem vai à falência. É uma lista interessante que vale à pena conferir para ficar atento e evitar os itens que nela aparecem. Olha só…
Erros que levam as empresas à falência
1. Falta de planejamento: Como foi comentado, muitos empreendedores não se dedicam à elaboração de um plano de negócios e aí as consequências são mesmo trágicas. Antes de começar a atuar é essencial conhecer o ramo de negócios da empresa, sondar a concorrência, definir o público-alvo, pesquisar fornecedores, fazer orçamentos lúcidos e uma série de outras ações que visam estruturar “a casa” com consistência.
2. Copiar modelos existentes: Observar uma empresa do mesmo ramo que a sua pode ajudar a dar várias ideias bacanas, contudo, tentar reproduzir na íntegra um modelo de negócio é furada na certa. Em curto prazo pode-se até dar alguns passos, mas em longo as falhas começarão a aparecer de modo implacável, isso porque cada empreendimento é único. Além disso, todo e qualquer negócio precisa ter diferenciais e inovações, uma vez que a concorrência é brutal.
3. Não acompanhar a rotina da empresa: Delegar tarefas a terceiros e deixar que o barco ande dessa forma é um perigo. O empreendedor tem de estar envolvido em todos os processos e áreas do seu negócio, principalmente durante os primeiros anos. Ele deve supervisionar de perto a equipe e estar sempre pronto para resolver as questões que aparecem.
4. Não controlar o fluxo de caixa: Não tem jeito, sem um bom controle das entradas e saídas de dinheiro a empresa não consegue sobreviver. É preciso checar as contas, de preferência todos os dias, e saber planejar o pagamento e recebimento dos recursos. OFluxo de Caixa é trabalho de formiguinha, mas imprescindível para assegurar a saúde financeira do negócio. Sistemas como o Bob Software estão aí para ajudar nessa missão!
5. Falta de divulgação da marca: Em muitas companhias o Marketing é visto como algo supérfluo. Mas, reflita um pouco: como a marca pode se tornar conhecida e gerenciada com eficiência sem um cuidado focado nessa direção? Muitos empresários esperam que o boca-a-boca resolva todo o “problema” de divulgação da empresa, o que é um grande equívoco. Publicidade precisa ser bem feita e existem muitas maneiras criativas a serem exploradas, o que necessita de investimento.
6. Não se adaptar às necessidades do mercado: Não acompanhar as tendências e manter uma postura resistente às mudanças são ótimos (ou seriam péssimos?) caminhos para fechar as portas mais cedo. O consumidor atual quer sempre novidade e quem não se adaptar às suas exigências tende a perder espaço.
Falência é palavra forte, principalmente para quem está dando os primeiros passos. Mas pense bem, é melhor ser realista e aprender com aqueles que falharam. Assumir que as coisas podem não dar certo também pra gente nos faz ficar mais vigilantes e incomodados, o que movimenta nossos esforços.
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