PIX-manter blog Chave aleatória ef2d0247-9732-4911-9073-bd40994f2192

DICAS PREPARO DO CAFÉ


























O rico aroma e o sabor do café agradam os consumidores e fazem da bebida uma das mais populares e consumidas em todo o mundo.
O café (Coffea arabica L.) é originário da Etiópia e seu cultivo foi propagado pelos árabes, que consumiam o fruto in natura, e que no século XIV o introduziram na Europa. Os segredos do cultivo do café permaneceram sob domínio da Arábia até que holandeses obtiveram e cultivaram as primeiras mudas, a partir do que a cultura expalhou-se para colônias européias como o Brasil, onde persistiu como uma das principais atividades econômicas até a crise de 1929.
O nome café deriva de qahwa, do árabe, que significa ’excitante’. Foi no século XVI, na Pérsia, que os grãos de café passaram a ser torrados e moídos, permitindo a obtenção da infusão que até hoje se consome em todo o mundo. O café apresenta de 1 a 2,5% de cafeína (1,3,7-trimetilxantina), alcalóide farmacologicamente ativo que interfere positivamente no humor, tem ação estimulante sobre o sistema nervoso central e potencial efeito ergogênico, que favorece o desempenho atlético, a concentração e a capacidade intelectual.
Os estudos que associam cafeína e saúde cardiovascular apontam que o consumo moderado - equivalente a 400-500 mg/dia ou 4 xícaras de café - não é prejudicial à saúde humana. No entanto, já se sabe que o risco de hipertensão é menor entre os que se abstém do consumo de café e que a ingestão superior a 5 copos por dia eleva em 2 mmHg a pressão sistólica e em 1 mmHg a pressão diastólica.
A cafeína também interfere no mecanismo de aborção de cálcio e, consequentemente, na homeostase do nutriente, em indivíduos com ingestão inferior à recomendada. Tal efeito pode ser contrabalançado pelo aumento o consumo de cálcio.
A ingestão de café está associada a sintomas gastrintestinais, como dispesia e refluxo. Isto porque aumenta a secreção ácida no estômago e sensibiliza a mucosa. Além disso, o café tem ação inibitória sobre a absorção de ferro não heme: a ingestão simultânea ou posterior à refeição reduz em 40% a absorção do nutriente.


A infusão de café não contém gorduras e proteínas e, quando preparado sem açúcar, não contém calorias. A composição química do grão de café inclui pequenas quantidades de minerais, como potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, zinco e cobre, aminoácidos e açúcares (glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos). 
O café é considerado alimento funcional devido à presença de grande quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos que, durante a torra dos grãos, formam quinídeos, compostos bioativos com efeito citoprotetor e que exercem papel positivo no controle da depressão. É também durante a torra que se formam os quase mil compostos voláteis responsáveis pelo aroma característico do café.
Além do tradicional cafezinho, diversos produtos são produzidos com o fruto do cafezeiro, como sorvetes, balas, bolos, pavês e os mais variados drinks e, a cada preparação, o café confere suas inconfundíveis características sensoriais.
Composição nutricional do café:
 100g
 Energia (kcal)
Proteínas(g) 
 Lipídeos(g)
 Carboidratos(g)
 Cálcio(mg)
Magnésio(mg) 
Ferro(mg) 
Fósforo(mg) 
 Potássio(mg)
Sódio(mg) 
Infusão de café (10%)
 9
 0,7
 0,1
 1,5
 3
 10
 -
 9
 156
 1
Café torrado em pó
 419
 14,7
 11,9
 65,8
 107
 165
 8,1
 169
1609 
 1






















ganhar dinheiro


Comentários

POSTAGENS MAIS VISITADAS

CÓDIGO IDENTIFICADOR DE BANCOS(SWIFT)

SONHOS

AQUECIMENTO GLOBAL

O DIA DO BASTA

ERVA-MATE COMBATE O COLESTEROL RUIM